Taxonomic Notes
Descrita em: Contr. Univ. Michigan Herb. 19, 386, 1993. É reconhecida pela vestimenta laminar abaxial tomentosa, que é perdida de maneira irregular com a idade (Anderson, 1997).
Justification
Árvore com até 5 m, endêmica do Brasil (Flora do Brasil, 2020), foi documentada em Campinarana associada a Amazônia presente no estado do Pará, município de Jacareacanga. Apresenta distribuição conhecida restrita, extensão de ocorrência (EOO) de 4 km², área de ocupação (AOO) de 4 km², e uma situação de ameaça. Entretanto, é conhecida somente pela coleção-tipo (1974), e desde então, pouco se avançou em relação ao seu estado de conhecimento, mesmo após transcorridos cerca de 45 anos desde sua última documentação. Assim, diante da carência de dados geral e pelo fato da espécie ter sido descrita a partir de material coletado em uma região onde esforços de coleta são considerados insuficientes e grandes extensões de fitofisionomias prístinas ainda estão presentes, a espécie foi considerada como Dados Insuficientes (DD) neste momento.
Geographic Range Information
Espécie endêmica do Brasil (Flora do Brasil, 2020), com distribuição: no estado do Pará — no município, Jacareacanga.
Population Information
A frequência dos indivíduos na população global pode ser considerada ocasional (Rafael Felipe de Almeida, comunicação pessoal, 2020).
Habitat and Ecology Information
Árvore com até 5 m de altura (Anderson, 1997). Ocorre na Amazônia, em Campinarana (Flora do Brasil, 2020).
Threats Information
A produção de carne e de leite tem crescido consideravelmente no Brasil nas últimas décadas, atingindo, em 2018-19, ca. 26 milhões de toneladas e 34,4 bilhões de litros, e a previsão oficial é de que ambas atividades deverão crescer, respectivamente, a uma taxa anual de 3,0% e a entre 2,0 e 2,8% nos próximos 10 anos (MAPA, 2019). Na Amazônia brasileira, ocorrem desmatamentos para criação de gado em grande escala (Joly et al. 2019). Com ca. 330 milhões de hectares, a Amazônia brasileira possuia, em 2014, 42.427.000 ha (12,8%) de sua extensão convertidos em pastagens (TerraClass, 2020). Em 2018, as pastagens já ocupavam entre ca. 46.209.888 ha (14%) (Lapig, 2020) e 53.431.787 ha (16,1%) (MapBiomas, 2020). Aproximadamente 60-62% de todas as terras desmatadas na Amazônia brasileira são cobertas por pastagens, colocando a criação de gado em evidência como um dos principais impulsionadores do desmatamento (Almeida et al. 2016, Carvalho et al. 2020). Fora o impacto causado pela conversão de áreas, vários estudos com foco na ocorrência de incêndios no Brasil destacam que, atualmente, a Amazônia e o Cerrado apresentam os maiores números de eventos de incêndios relacionados principalmente a práticas de conversão da vegetação natural em pastagem, o que gera outros impactos diretos relacionados às atividades pecuárias (Davidson et al. 2012, MCTI 2016, Joly et al. 2019). Dentre as empresas com sede em Toronto, Canadá, está a Junior Company Amerix Precious Metals Corporation, listada na TSX-V:APM e na Frankfurt Stock Exchange (FSE:NJG). A empresa atua exclusivamente na exploração de ouro na Província Mineral do Tapajós onde possui os direitos minerários sobre 2 concessões. O Projeto Vila Porto Rico, prioridade da empresa, situa-se no município de Jacareacanga (PA). O projeto está em fase de sondagem nas principais zonas de mineralizações: Ouro Roxo Norte (Buriti), Ouro Roxo Sul (Pimenteiras), Nova Brasília e Carumbé que juntas abrangem uma área de 20 mil km². O Projeto Limão, localizado a nordeste do Projeto Vila Porto Rico, detém concessões que somam 120 km². O Projeto está dando início à programação de sondagem (Oliveira, 2009).
Use and Trade Information
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.
Conservation Actions Information
Estudos direcionados a revisão de material não determinado depositados em herbários regionais podem revelar novos registros de ocorrência para a espécie, assim como buscas específicas buscando encontrar a espécie na localidade típica e em outras localidades próximas e/ou com ocorrência potencial, principalmente em áreas recobertas por ambientes de caráter savânico. Tais estudos fazem-se necessários para melhorar o conhecimento sobre sua distribuição e dinâmica populacional, e assim possibilitar uma robusta avaliação de seu risco de extinção, urgente diante do aumento dos vetores de pressão que se apresentam para sua região de ocorrência (MapBiomas, 2020; Oliveira, 2009; TerraClass, 2020).